
O dia 20/11 é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil, que lutou pela libertação do povo, contra o sistema escravista.
A Consciência Negra é uma expressão que designa a percepção histórica e cultural que os negros têm de si mesmos. Também representa a luta dos negros contra a discriminação racial e a desigualdade social.
A celebração relembra a importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade. Afinal, as gerações de afro-brasileiros que sucederam a época de escravidão sofreram (e ainda sofrem) diversos níveis de preconceito.
No mundo business, a diversidade racial aumenta em 35% o lucro dos negócios, de acordo com o relatório Delivering through diversity, da consultoria Mckinsey.
Além de alavancar resultados, esse compromisso das organizações impulsiona o desenvolvimento de uma economia mais social, atendendo às novas demandas da sociedade.
Independentemente da raça, conquistar um cargo de diretoria é algo distante para a maioria da população brasileira. Mas as dificuldades de acesso aumentam para profissionais negros e pardos.
“Não podemos achar normal que não tenha mais nenhuma presidente mulher e negra como CEO de uma empresa global no Brasil", disse Rachel Maia, uma das executivas de maior prestígio do mercado corporativo mundial.
Como CEO negra, ela representa menos de 1% dos CEOs do Brasil e serve de inspiração na América Latina. Rachel construiu uma carreira bem-sucedida em importantes empresas globais, como Tiffany & Co., Pandora e Lacoste, gerando resultados exponenciais como liderança de alto escalão.
Fica a reflexão: "Ouse, não seja modesto nos seus sonhos. Nós podemos manter o respeito ao próximo, mas nós não devemos deixar de sonhar. Nós não podemos ficar apenas no campo dos sonhos, temos que planejar e executar. Caso você caia e rale o joelho, levante, sacode a poeira, dê a volta por cima e vai novamente" . (MAIA, Rachel. Mulher, negra e CEO de grandes empresa da América Latina)
#julianacostaadvocacia #consciencianegra #igualdadeparatodos #direitoshumanos