
A pandemia da covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, é uma situação inédita para todas as gerações existentes atualmente em qualquer parte do mundo. E essa afirmativa diz sobre a radicalidade das experiências vivenciadas neste contexto por cada um de nós.
Ocorre que, não bastassem o ineditismo e a gravidade da enfermidade amplamente disseminada, brasileiras e brasileiros precisam lidar com a instabilidade política num país marcado por extremas desigualdades de raça, classe, gênero, acesso à saúde, dentre outras.
A propagação do novo coronavírus ampliou também o acirramento político entre a União, os Estados e os municípios; e a situação e a oposição; especialmente após controversos pronunciamentos realizados pela Presidência da República. E o que nos diz a atual conjuntura brasileira?
Fizemos uma pesquisa com nossos seguidores, indagando-os acerca de um possível cenário político, se as eleições fossem hoje. E, como esperado, a enquete demonstrou uma quadro de instabilidade política, em que a totalidade dos votantes tiveram seus votos equilibradamente divididos entre as opções dadas. Veja resultado na foto desse post.
Em meio a essa terrível crise econômica e sanitária que estamos vivendo, o Brasil tem um presidente que cada vez mais se encontra a certo grau de isolamento político, tentando superar uma crise econômica que há muito tempo assola o país.
Não bastando, a democracia ainda vem sofrendo ataques cada vez mais intensos nesse cenário de aprofundamento da crise, que já se têm exemplos, ao redor do mundo, de fechamentos de regimes, como ocorreu na Hungria, no Chile e em Israel.
A grande instabilidade econômica e política no Brasil oferece o cenário propício para mudanças de regime, como é próprio da historicidade do sistema capitalista.
Nesse contexto, o presidente Jair Bolsonaro, pela sua característica explosiva, pela incapacidade, pelas limitações de articulação política, pela sua ligação com as milícias, acrescenta diversos elementos que contribuem para a instabilidade e põe na pauta, exigindo especial atenção, a opção a ser adotada pela burguesia e alas reacionárias e ultraliberais da política brasileira.
Em virtude disto, a população ainda está dividida em projetar o sujeito político que encabeçará a mudança do contexto político.
Nesse momento, portanto, é necessário demonstrar para a população que o enfrentamento da pandemia e da crise do capital tem que passar pela solidariedade de classe, para que o desfecho não seja desastroso para a classe trabalhadora brasileira.
#julianacostaadvocacia #advocaciaonline #consultoriaonline #direitodeumjeitodiferente #direitodescomplicado #analisepolitica #cenariopolitico #votacao #criseinterna #instabilidadepolitica #acirramentopolitico #covid19 #conjunturabrasileira #isolamento #sistemacapitalista #crisedocapital #economia #politica #direitoeleitoral #politica #direitoeleitoral